sábado, 14 de agosto de 2010

Fc.Saint Pauli e o rock


O que é melhor que a combinação futebol e rock?Um time na Alemanha o FC.Saint Pauli fez essa combinação ele e é um time pouco conhecido fora da Alemanhã (mas tem fans no Brasil)mas isso não significa que o Saint Pauli seja qualquer um, ele é um time de história de superação,mas hoje estamos colocando o Saint Pauli no blog por causa de sua história com o rock,todos os trechos entre aspas foram retirados do blog brasileiro http://fcstpaulibrasil.blogspot.com/ (acreditamos ser o blog oficial do time no Brasil)

“A história do FC St. Pauli começou em 1899, quando um grupo de fãs de futebol se reuniu para criar a equipe. O encontro ocorreu durante uma noite nebulosa no pub August Tenne e foi comandado por Frank Reese, da associação de esportes e lazer da cidade. Mas foi somente em 1907 que o time jogou sua primeira partida, contra uma equipe do clube de natação Aegir.

Pauli foi oficialmente fundado em 15 de maio de 1910 e passou a usar as mesmas cores que mantém até hoje: marrom e branco. Cerca de dez anos depois, o clube participou pela primeira vez da primeira divisão e foi logo rebaixado. Ele voltou a subir em 1930.


Entre 1955 e 1958, o St. Pauli enfrentou a ameaça constante do rebaixamento. No mesmo período, o estádioconstruído pelo clube em 1946 teve de dar lugar ao Festival Internacional de Jardinagem depois de somente 14 anos, levando à construção do atual estádio (o Millerntor) em 1960. O St. Pauli teve de esperar até a segunda metade da temporada 1961/62 para poder mandar seus jogos no novo estádio.

Quando a DFB recusou a entrada do St. Pauli na nova divisão principal da Alemanha, a Bundesliga, no final de 1962/63, o clube foi jogar na Liga Regional do Norte, imediatamente vencendo o campeonato.

Em 1973/74, o time de Millerntor terminou em segundo, atrás do Braunschweig, e subiu para a recém-formada Bundesliga 2 Norte. O St. Pauli marcou 113 gols em 36 jogos, o recorde do clube até hoje.

O St. Pauli finalmente retornou às divisões profisisonais em 1974, depois de onze anos na liga regional. O clube terminou em um surpreendente terceiro lugar em 1974/75, atrás do campeão Hannover e do Uerdingen.

Em 1976/77, a equipe embarcou em uma temporada muito recompensante na segunda divisão, culminando no título da liga e no acesso para a primeira divisão da Alemanha. Infelizmente, uma derrota por 5-0 em casa para o Colônia acabou com a aventura do clube na Bundesliga depois de somente uma temporada. E as coisas ainda estavam para piorar. Como se o rebaixamento não fosse suficientemente humilhante, o St. Pauli terminou em sexto na segunda divisão mas mesmo assim foi rebaixado para o amadorismo da Oberliga Norte depois de a licença do clube ser cassada.

Depois de flutuar constantemente entre a Oberliga e a Bundesliga 2, o St. Pauli finalmente retornou à divisão de elite em 1988. O clube terminou a Segundona em segundo lugar, atrás do Stuttgarter Kickers, o que levou a vários dias de comemoração na cidade. E o mais importante foi o clube ter conseguido permanecer no topo na temporada seguinte.Entretanto, um novo rebaixamento veio em 1990/91. Mesmo assim, a temporada foi inesquecível para o St. Pauli, especialmente por seus jogos contra o Bayern.

A pouca sorte do clube não prejudicou sua popularidade nos anos seguintes. O St. Pauli conseguiu até fazer duas outras “visitas” à Bundesliga (1995-1997 e 2001). No final de 2001-02, entretanto, a equipe sofreu uma humilhante queda para a terceira divisão da Alemanha. Com o clube à beira da ruína financeira, foram os extraordinários torcedores novamente que realizaram uma “campanha de resgate” para levantar os recursos necessários em poucas semanas. O apoio do Bayern de Munique e de numerosas celebridades também reenfatizou a importância do clube no cenário futebolístico nacional.

Esse foi um breve resumo da história do time,agora mais trechos retirados do blog do St.Pauli no Brasil http://fcstpaulibrasil.blogspot.com/ ,esse trechos esplicam a relação do time com o rock.

A notoriedade do talvez mais lendário e cultuado clube de futebol alemão, o FC St. Pauli, que hoje participa da 2ª divisão da Bundesliga, não é devido às belas goleadas, técnicas que decidem um jogo ou até mesmo o brilhantismo de seus jogadores. É um clube idolatrado e respeitado pelos fãs por sua história – dramaticamente recheada de altos e baixos – e sua criatividade em rebater frustrações.

Desde sua fundação, em 1910, o FC St. Pauli está abrigado no bairro de mesmo nome, em Hamburgo, refletindo o caráter único dos moradores da região e lotando o estádio do Millerntor, onde treina e costuma jogar. Suas primeiras goleadas significativas foram dadas depois da II Guerra Mundial, quando chegou nas semifinais da liga regional norte. Em 1977 conseguiu alcançar o primeiro escalão da Bundesliga pela primeira vez.

As mudanças do bairro, com o agrupamento cada vez maior de estudantes, punks e artistas, acabou formando uma legião de fans alternativos nos meados da década de 80. Pela primeira vez uma bandeira com uma caveira foi hasteada no Millerntor, refletindo o jeito rebelde e lutador do clube e dos fãs, e que desde então é símbolo do FC St. Pauli.

Essa postura tornou-se mito em 1988, quando o clube conseguiu retornar ao primeiro escalão da Bundesliga após um jejum de 10 anos . Pode-se dizer que foram travadas verdadeiras lutas em campo contra clubes titãs do futebol alemão, embalada pela nova torcida. Também fora dos estádios, na área da política, o time deixou suas marcas: foi o primeiro a banir tendências de direita radical (neonazistas) de seu estádio, um exemplo seguido até hoje por vários outros clubes.

O time conseguiu se manter até 1991 na elite do futebol alemão, retornando em 1995. Em 1997 o time voltou à 2ª divisão, onde ficou até a temporada 2001/2002 – a última jogada no primeiro escalão. Com a doce lembrança de um futebol marcado pela criatividade, os fãs e jogadores jamais se esquecem da data histórica do dia 6 de fevereiro de 2002, quando a equipe venceu o FC Bayern München por 2x1 no Millerntor. Logo mandaram imprimir o slogan Weltpokalsiegerbesieger, que quer dizer algo como "vencedor sob o campeão do troféu mundial" em camisetas, até hoje vendidas nas lojas de artigos para fãs do FC St. Pauli.

Entretanto, a pior crise esportiva e financeira aconteceu na mesma temporada, quando o clube quase teve que fechar as portas. Graças à organização e ao apoio dos fãs, foi salvo por uma campanha inédita na história do futebol alemão: a chamada “Campanha Salvadora”, que incluiu a confecção e venda de camisetas com estampas e slogans, apelando para a salvação do clube. Não é à toa que ficaram conhecidas como Rettershirts, ou seja: camisetas salvadoras

Entre as ações dos fãs, ficou a inesquecível ação na Reeperbahn, onde valia o lema “beber por St. Pauli”. Até mesmo pedaços de gramado do estádio eram vendidos simbolicamente para reverter os lucros ao clube e sanear suas dívidas. As lojas de artigos de fans do time fazem cada vez mais sucesso entre os adeptos do clube. Após chegar à liga regional norte, o clube retornou este ano para a 2ª divisão da Bundesliga, mas é cultuado e festejado como nenhum outro.”

O Saint Pauli também é um time anti racista,anti fascista e anti sexista, seu presidente é homossexual e e diretor de um teatro e o bairro onde o St.Pauli fica em Hamburgo é o lugar onde esta Reeperbahn local onde os Beatles tocavam nos anos 60

Hoje o St. Pauli está na primeira divisão da Bundesliga temporada 2010/11. E poderemos ver alguns de seus jogos por canais de assinaturas e o Blog do Rock acompanhara o St.Pauli na volta a elite do futebol alemão e torceremos muito pelo St.Pauli

Lugares para se saber mais sobre o St.Pauli:

BLOG

TWITTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário